Categories: E-commerceNotícias

Projeto de nova plataforma de cobrança Febraban no E-commerce

O fim do boleto sem registro foi anunciado pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) no início do ano como parte do Projeto Nova Plataforma de Cobrança, que tem o objetivo de trazer mais transparência para o mercado de pagamento.

Na prática isto significa que nenhum boleto bancário poderá ser emitido sem a vinculação do pagador com CPF para pessoas físicas e CNPJ para as pessoas jurídicas, como acontece atualmente.

Isso no e-commerce pode gerar alguns transtornos, pois o número de pessoas que acabam emitindo o boleto e desistem da compra simplesmente não efetuando o pagamento do mesmo é muito grande, na emissão de boleto sem registro isso é facilmente resolvido o boleto é automaticamente cancelado, o produto volta para o estoque, o cliente continua sendo cliente e a loja tenta uma nova abordagem para tentar vender o produto. Com a desistência da compra, a loja não tem nenhum custo relacionado a emissão do boleto pois o mesmo foi emitido sem registro. A loja só pagaria pelo boleto caso o cliente realmente efetivasse o pagamento do mesmo.

Já com o registro, todo boleto emitido teria uma taxa de conveniência para ser cobrada. Então, todos os compradores que desistirem da compra e não pagarem o boleto, teriam que ser protestados, dentro dos parâmetros legais da emissão de boletos por cobrança registrada.

É fato que as lojas virtuais precisam pensar, analisar e planejar em como mudar o comportamento dos consumidores, fazendo com que  o Cartão de Crédito, Cartão de Débito e intermediadores de pagamento como o Pagseguro, Paypal, Bcash, Mercado Pago entre outros sejam mais utilizados.

No entanto, esperamos que os órgãos responsáveis tomem alguma atitude que colabore com o e-commerce.

 

 

Contribua conosco, exponha seu ponto de vista sobre este assunto!

 

Jéssica M. Nabas

Byte a Byte - Agência Digital

Recent Posts

  • Mídias Sociais

Facebook e o novo Business Suite

Que o facebook é uma metamorfose ambulante todo mundo já sabe! Mas você chegou a reparar no novo Business Suíte?…

3 anos ago
  • Marketing Digital
  • Mídias Sociais

Métricas do Insta: Curtidas Realmente Importam Tanto?

As curtidas do Instagram se tornaram uma métrica de vaidade, levando as pessoas a acreditarem que um grande número de…

3 anos ago
  • Dica
  • Marketing Digital
  • Mídias Sociais

Como Criar Um Relacionamento Com Os Seus Clientes Pelas Mídias Sociais

Você sabia que marcas e empresas que tem um bom relacionamento com os clientes no ambiente digital estão muito à…

5 anos ago
  • Marketing Digital
  • Mídias Sociais

Como as Mídias Sociais Podem Ajudar No Seu Negócio

Você sabia que as mídias sociais são ferramentas fantásticas para aumentarem os resultados e trazer mais visibilidade para o seu…

5 anos ago
  • Dica
  • E-commerce
  • Google

Descubra as Vantagens de Investir no Google Ads

Já parou para pensar que neste exato momento, o seu potencial cliente está fazendo uma busca no Google, e o…

5 anos ago
  • Dica
  • Mídias Sociais
  • Website

Qual a Diferença Entre Site e Landing Page?

Está em busca de ferramentas para melhorar a comunicação da sua empresa e investir em marketing digital, mas ainda não…

5 anos ago