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Diversas empresas investem recursos significativos de tempo e dinheiro para atrair visitantes qualificados para seu site, porém acabam tendo uma efetividade muito baixa em conversão dessas visitas em Leads (cliente que deixam seus dados por algo disponibilizado grátis em troca) e clientes. Geralmente isso tem relação com a estratégia de conversão.

Entre os erros mais comuns estão por exemplo, campanhas no AdWords direcionando usuários somente para a Home do site, formulários de “Fale Conosco” escondidos como única opção de captação de contatos, falta de ofertas de meio de funil para quem ainda não está pronto para a compra, dentre outros.

Uma das melhores formas para melhorar a conversão de um site é a adoção de Landing Pages diversas (paginas de conversão) ofertando “respostas” a diferentes “problemas” que o usuário está procurando quando adentra em seu site, direcionando-o para a ação desejada. Um trabalho realizado de forma correta com Landing Pages tem o poder de, em pouco tempo, aumentar significativamente o retorno sobre todo investimento de marketing digital que a empresa realiza.

Abaixo 5 dicas simples para auxiliar sua empresa a criar Landing Pages:

1- Layout e navegação limpos: Landing Pages em geral contêm muito menos elementos e links do que uma página comum de um site. Isso se dá porque seu único objetivo é fazer com que o usuário realize a conversão, que pode ser fornecer seus dados de contato em troca de um download gratuito, fazer o cadastro em uma ferramenta, pedir mais informações sobre um produto, etc.
Via de regra, em uma Landing Page, não deve aparecer nenhum outro link capaz de distrair o usuário, apenas o botão de conversão.

2- Formulário enxuto: Defina as informações essenciais para realizar o próximo passo no contato. O primeiro contato deve ser feito via e-mail ou é preciso telefone ? A partir desta definição, coloque somente os campos essenciais.

3- Oferta clara e concisa: Além do título e subtítulo do material disponibilizado em destaque, inclua também 3 ou 4 tópicos com os principais temas ou capítulos abordados no conteúdo. Desta forma você consegue mostrar a qualidade do material ou produto/serviço sem correr o risco de perder a atenção do visitante por excesso de informação.

4-  Imagem atraente: Inserir imagens ou vídeos que mostrem o que há por trás da Landing Page é uma boa maneira de despertar o interesse do visitante e passar credibilidade. Incluir a capa do material é uma alternativa prática e eficiente para mostrar que o conteúdo é real.

5- Call-to-action (chamada) incisiva:  Para estimular o usuário a realizar a ação, seja claro e direto na chamada do formulário e botão de conversão, o call-to-action. A voz ativa e os verbos de ação ajudam muito. Por exemplo, se a oferta for de um ebook gratuito, deixe isso explícito: “Receber o ebook gratuito”.

Autor: Victor Hugo Mosconi

Fonte: Endeavor Brasil