Pequenos negócios alcançam o sucesso utilizando uma boa estratégia de marketing e vendas online. Vamos apresentar alguns conceitos importantes de como criar um novo negócio na era digital.

Uma ideia inovadora e criativa pode render, e muito, dentro do meio digital. Os consumidores gostam de empresas conscientes, que se preocupam com o meio ambiente e, principalmente, que estão atentas às novidades. Se você tem um projeto desses em mente, a hora de colocá-lo em prática é agora. Para isso, preparamos essa matéria especial como lançar o seu novo negócio online.

Planejamento é fundamental

Todo negócio, grande, médio ou pequeno, precisa de uma direção. Não é apenas estabelecer metas para daqui 5 anos. Portanto, antes de começar, monte o seu Canvas do Modelo de Negócio. Nele, você terá uma visão ampla das suas atividades, palavras principais que descrevem o seu empreendimento, possíveis custos, o relacionamento com clientes.

Obviamente esse modelo não será igual para sempre. Conforme a evolução do seu negócio, o Canvas é modificado para a nova realidade da empresa. Com o Modelo Canvas, você terá uma prévia da cultura organizacional do seu novo negócio.

Falando em Canvas, vamos conversar sobre canais

Se você pretende lançar uma startup ou uma empresa bacana e criativa, o coração do seu negócio será os canais. De um modo geral, os canais de uma empresa são os lugares onde acontecem o relacionamento com o futuro cliente. Nessas horas, muitos empreendedores pensam logo de cara: vou criar uma fanpage e vender no Facebook. Muito simples, até aí.

Criar uma conta no gerenciador de negócio do Facebook e lançar as campanhas sem nenhum conhecimento, será dinheiro jogado fora. Você precisa conhecer o seu público antes de querem investir, financeiramente, em campanhas e anúncios para eles.

Lembre-se, existem muitos canais disponíveis no meio digital. Antes de sair criando várias contas, perder o controle do valor investido versus retorno, e saber qual é o melhor canal para se investir, você precisa conhecer o seu público.

Então por onde começar?

Quando se cria uma empresa totalmente do zero com um modelo de negócio novo, fica difícil ter 100% de certeza de quem é o seu público. Identificar sua persona e público será algo mais teórico no início. Mas um canal que permitirá você conhecer o seu lead é website.

Veja, lá no Canvas você terá escolhido as palavras que descrevem melhor o seu modelo de negócio, certo? Procure uma agência que possa desenvolver um site com bom desempenho, layout clean e que gerem conteúdos com essas palavras. Aos poucos, novos usuários que procuram o seu serviço ou esses termos visitarão o seu site. Dessa forma, você terá tráfego orgânico, sem ter que investir em campanhas ou anúncios.

E depois?

Com um número bom de tráfego orgânico, é hora de dar uma boa olhada no Google Analytics. Essa ferramenta guarda informações sobre os visitantes de seu site.

As informações principais que você deve observar são:

  • Idade: observe principalmente a faixa etária que mais acessa e a que mais se inscreve no seu canal;
  • Localização: um site online atrai pessoas do Brasil e do mundo. Se você obter muitos usuários de uma cidade, por exemplo, vender um produto ou entregar para este local será sucesso na certa;
  • Duração na página: essa é a contagem de quanto tempo o seu usuário ficou conectado ao seu site. Quem permanece mais tempo é porque está procurando algo específico, ou lendo os seus conteúdos. Portanto, leads em potencial.
  • Páginas com mais acesso: as páginas com mais procura pelos visitantes mostram quais conteúdos estão com melhor desempenho. Invista em CTAs (call to action) nessas matérias e faça a ligação com outros conteúdos similares.

Com essas informações, você já consegue entender melhor o seu público e como poderá ofertar o seu novo produto/serviço para ele. Se você contratar uma boa agência de criação de sites e marketing digital, eles facilitarão ainda mais a sua jornada empreendedora.