A Google revelou recentemente que tem planos de alterar seu mecanismo de pesquisas para priorizar os sites que não incomodam os leitores com o uso de anúncios popup que atrapalham a visualização de seu conteúdo em smartphones. Segundo a empresa, páginas com esse tipo de publicidade serão identificadas através de algoritmos e podem perder posições na ordem em que aparecem no buscador.

Quem já passou pela experiência de abrir uma página que não permite que seu conteúdo seja lido enquanto não esperar alguns segundos ou clicar em um botão X escondido, sabe como pode ser irritante. A medida não vai apenas direcionar os usuários para as páginas mais informativas, mas também diminuirá as chances dos usuários se incomodarem ao abrir um website poluído por popups.

Na prática, se determinado site ainda tiver as informações mais apropriadas para atender a determinada pesquisa, o fato de usar anúncios em popup não vai impedir que ele apareça em primeiro. Mas no caso de páginas com conteúdo similar, a que utilizar esse tipo de propaganda deve cair nos resultados do buscador.

Essa medida vem para somar a outras decisões tomadas pela Google a respeito das melhores práticas para as páginas que quiserem aparecer mais nas buscas. No ano passado, por exemplo, sites apropriados para visualização em smartphones passaram a ter um ranking melhor.

A novidade deve entrar em vigor no dia 10 de janeiro de 2017, segundo o blog da empresa. Vale ressaltar que a medida não vai prejudicar páginas que usam popups para pedir permissão para usar cookies, que precisam fazer a verificação de idade dos usuários ou que possuam banners que ocupem uma quantidade razoável de espaço em tela.

E aí, qual sua opinião sobre a decisão da Google?

Escrito por Camila Kadowaki