Em tempos de concorrência tão acirrada, contar com um bom site faz toda a diferença. Se você planejou tirar a ideia do papel ou está pensando sobre isto esse artigo é para você. Vamos esclarecer um pouco mais sobre como escolher a melhor agência para a criação do seu site.

Antes de fechar com a primeira oferta

Um site de sucesso é, sem sombra de dúvidas, um site feito para o seu público. A principal característica de um bom website é que a prioridade deve ser sempre a experiência do consumidor.

Pensando nisso, dê uma boa olhada no seu plano de negócios. Como você pretende atender ou entregar seu produto/ serviço? O seu site terá como objetivo vender, gerar leads ou mais institucional? Como será o seu relacionamento com o cliente através do site?

Antes de sair pesquisando no Google, pense um pouco sobre o porquê você quer criar um site. Vamos explicar um pouco sobre cada modelo de site:

  • Institucional: um site institucional apresenta principalmente informações sobre a marca, serviços prestados ou produtos. Seu layout tende a ser parecido com um catálogo, onde você mostra ao seu futuro cliente o que tem a oferecer.
  • Gerar leads: sites com meta de geração de leads tendem a ofertar conteúdos ricos para tirar dúvidas de seus usuários. São eles: blogs, canais, landing pages. A ideia é entregar um bom conteúdo e, para que ele continue os recebendo, é necessário preencher um formulário. Você guarda essa base de contatos, a qualifica e depois faz uma oferta arrebatadora.
  • Vendas: são as lojas virtuais ou e-commerce. Diferente do site institucional, o e-commerce tem a opção de carrinho, onde o seu usuário efetiva uma compra e se torna, enfim, um cliente.

A dica é que com um bom plano de negócios, com metas bem claras, facilitará a agência a desenvolver o seu site.

Além disso, com a experiência de mercado deles, a agência ajudará você a escolher o modelo que se encaixe melhor às suas necessidades.

Quais são os serviços que uma boa agência oferece?

Uma agência bem preparada para atender seus clientes é aquela com pensamento macro.

Desenvolver um site apenas com a ideia de satisfazer quem está contratando o serviço não é o suficiente. Elas tentam compreender o perfil do usuário que frequentará o seu site.

Para isso, exige-se a integração de conhecimentos sobre marketing digital, design, programação e de público-alvo.

Durante o primeiro contato que tiver com a agência, questione sobre as etapas que envolvem o projeto de desenvolvimento.

É hora, também, de tirar suas dúvidas sobre identidade visual, tom de voz da marca, se vale a pena investir em mídias sociais ou não e até sobre integrações com outros sistemas que já possua.

As etapas de um projeto de site basicamente são:

  • Briefing: pesquisa sobre a sua marca, seu público e identidade visual;
  • Layout: criação das páginas para aprovação
  • Desenvolvimento/Programação: programação do site para atender ao layout pré-estabelecido e funcionar corretamente
  • Testes: onde se faz a verificação de possíveis erros e correção dos mesmos;
  • Publicação: Implantação do site no domínio (suaempresa.com.br) e disponibilizar ele para os internautas terem acesso;

Lembre-se: iniciar um site com um deadline para ontem não é bom negócio. Então dê tempo para os desenvolvedores e equipe de criação poder elaborar um trabalho completo e de qualidade.

Portanto, aproveite e agende a data de entrega para o modelo beta. Com ele, você poderá fazer alguns testes e se ver como um usuário também. Uma dica é pedir para outras pessoas acessarem, amigos ou família.

Veja como eles interagem, onde clicam e suas ações dentro da página.

Procure uma agência com experiência e equipe qualificada

Alguns pontos são fundamentais na escolha da agência ideal. Entre elas, leve em consideração o tempo de mercado.

Empresas com mais anos de atuação mostram qualidade em seus trabalhos além de maior experiência no ramo. O portfólio mostra muito sobre a agência, consulte os clientes atendidos e os projetos criados. Um catálogo variado e bem apresentado é decisivo na escolha.

Um site mal estruturado pode se tornar uma bela dor de cabeça. Escolha uma agência pronta para ajudar a sua empresa a conquistar o sucesso.

Ficou interessado? Então tome a iniciativa e saiba 3 razões para você criar seu site agora

Leia mais


Por que a minha marca precisa ter um site?

6 ferramentas que ajudam a sua empresa a vender mais na internet

Escrito por Ivelise Marcondes