divulgacao
Assim como no mercado convencional, a definição do público-alvo é uma das etapas fundamentais para segmentação do seu negócio, além do acompanhamento do alcance, e avaliação de visibilidade da sua marca é necessário utilizar-se de estratégias e métodos para que se avalie tais mensurações.

Na internet contamos com algumas ferramentas que nos auxiliam a fazer tais medidas, dentre elas se destaca o Google Analytics.

O Google Analytics fornece ferramenta para análise, possibilitando a exploração dos seus dados, com relatórios padrão que facilitam a medição e compreensão da interação em seu Website. Tendo ainda a possibilidade de criação de relatórios personalizados com alguns cliques, definindo segmento de visitantes e identificando dados importantes para traçar estratégias.

O Analytics oferece ainda relatórios para medir a atividade em tempo real, identificando quantos usuários estão ativos no momento, de onde vem e o que estão visualizando, podendo identificar se a promoção do dia esta gerando bons resultados, além de verificar o resultado imediato de publicações em redes sociais.

Recursos não são problema, para tanto se faz necessário a definição do que se pretende analisar, com essa informação em mãos, a criação de métricas pode ser feita em alguns minutos, os relatórios criados podem ainda serem compartilhados e ampliar os horizontes das pessoas envolvidas com o negócio.

O acompanhamento das métricas bem como dos resultados obtidos são tão importantes quanto a visualização do meio de acesso do seu público-alvo, como o Analytics oferece opção de verificar de quais dispositivos esta sendo acessado seu site/sistema é possível fazer campanhas específicas, segmentando e facilitando o acesso para cada tipo de dispositivo conforme a demanda.

A partir da divulgação do Google, sobre a melhoria no rank de posicionamento de buscas naturais para sites responsivos, a utilização de tal recurso se tornou uma carta na manga para empresas que desejam atingir clientes na maioria dos dispositivos atuais, o acompanhamento obtido para cada conteúdo e dispositivo pode trazer informações importantes, para quais páginas estão sendo mais acessadas, bem como esta sendo o comportamento dos usuários em cada uma delas. Utilizando-se destas informações podem ser feitas novas campanhas ou reformulações destas páginas para melhorar a experiência do usuário, e maximizar os resultados.

E a melhor parte desta ferramenta é a facilidade de incorporação, para adicionar um rastreamento simples, que já libera a maior parte dos recursos disponíveis basta criar uma conta no google analytics e inserir um código em cada página que se deseja monitorar.

para conhecer mais sobre esta ferramenta acesse:
http://www.google.com/intl/pt-PT_ALL/analytics/index.html

Autor: Caio Seixas