A importância da avaliação da experiência do usuário

A importância da avaliação da experiência do usuário

A importância da avaliação da experiência do usuário

Com a grande variedade de dispositivos moveis como tablets e smartphones, testes em seus aplicativos são extremamente importantes para os desenvolvedores. Isto vale tanto para aplicações novas como antigas pois grande parte dos brasileiros ainda possuem aparelhos com tecnologia ultrapassada e navegação por meio de planos pré-pagos. Estes fatores limitam o funcionamento e a usabilidade de um aplicativo.

Nos designers, arquitetos e desenvolvedores devemos nos preocupar com três aspectos muito importantes ao desenvolver uma aplicação o tamanho da tela, sistema operacional e o navegador. Devemos tomar cuidado com nossas decisões em questão da usabilidade pois uma decisão errada pode causar sérios problemas de funcionamento.

Ao iniciar a avaliação devemos entender quais as características comportamentais das pessoas que utilizarão o aplicativo além do canal de comercialização do mesmo. Após levantado esses dados devemos abordar cenas que possam trazer prejuízo ou insatisfação. Portanto devemos avaliar a experiência do uso antes de lançar o produto no mercado se torna fundamental.

Autor: Wellington Valentin Salatta

Font: IMaster